O Censo das Parcerias da União 2024 é uma ação da Secretaria da Gestão e da Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Parcerias e Transferências da União (DTPAR).

O Censo busca conhecer processos envolvidos nas parcerias e nas transferências de recursos da União, instrumentos que induzam a implementação de políticas públicas em cooperação de interesse comum e coincidente com estados, municípios, Organizações da sociedade civil – OSCs e outros órgãos/instituições da União. O objetivo final é promover o aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas.

Parcerias que tenham outras finalidades, tais como repartição de receitas e pagamento de custeio de outras instituições da União, por exemplo, não devem ser elencados no formulário.

É de extrema importância o preenchimento de todos os campos do formulário a seguir. As unidades organizacionais elencadas para responder ao Censo, bem como informações adicionais, estão divulgadas no Portal Transferegov: https://www.gov.br/transferegov/pt-br/censo

É possível iniciar e salvar as respostas preenchidas para continuar o processo em um momento posterior, observando o prazo limite de 05 de julho de 2024.

Tendo em vista a situação de calamidade pública instalada no Rio Grande do Sul, Instituições federais sediadas no estado estão dispensadas de participar do Censo e, por isso, não estão listadas no Comunicado.

Para quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos, entre em contato com o DTPAR por meio do telefone (61) 2020-5333.



Para obtenção da chave de acesso, o usuário, ao entrar no sistema, deverá escolher a opção "Primeiro envio do órgão", independentemente de a instituição já ter respondido no ano anterior. Na sequência, deverá selecionar o órgão superior preencher dos dados em "Identificação". A chave de acesso será enviada ao e-mail cadastrado.